Projeto Cinema na Casa

APRESENTAÇÃO

De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.

Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).

O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor
Assim, através do “Projeto Cinema na Casa possibilitará às nossas crianças, adolescentes, seus familiares e a 3ª idade o acesso à cinematografia nacional e local de longas e curtas-metragens,  visando a formação sociocultural e política do individuo.

 
O Cinema para nossa comunidade será utilizado como recurso  para inserção dos temas transversais que são utilizados na Escola e ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da comunidade local e adjacências, incentivando a formação crítica e apreciativa, principalmente, das produções brasileiras e locais.

 

Este “Projeto Cinema na Casa” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns , possibilitando um espaço de discussão permanente dentro do Instituto e em suas relações do dia a dia.
 

 OBJETIVO GERAL

Inserir a arte do Cinema no processo da vida dos nossos assistidos por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público ali presente da narrativa audiovisual.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar aos individuos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;

- Apresentar o Cinema  como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;

- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;

- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;

- Estimular os nossos assistidos o hábito de freqüentar o Cinema, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;

- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer .



METODOLOGIA

O "Projeto Cinema na Casa" será executado em 03 etapas, sendo elas: (1) Sessão cinematográfica; (2)posteriormente a sessão ocorrerão reflexões sobre o filme;(3) visita ao cinema mais próximo

ORÇAMENTO

O custo desse “Projeto Cinema na Casa” restringe-se,a aquisição de um data show, lep top e caixa de som e para a finalização o custo  do transporte e ingresso para o cinema dos assistidos que estão envolvidos no projeto. O valor está estimado em cerca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) para cada viagem que levará aproximadamente 40 pessoas cada sessão de cinema.

Para obtermos o valor total desse Projeto, estimamos um gasto de aproximadamente R$ 5.000,00 (cinco mil e quinhentos reais), considerando equipamento, transporte e o ingresso do cinema.

AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Cinema na Casa” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início até a execução propriamente dita, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar de todos que frequentam o Instituto.

Ao final de cada ano, em dezembro, faremos um “Relatório de Gestão” do Projeto. Esse “Relatório de Gestão” será um instrumento importante de avaliação de todas as atividades e parcerias desenvolvidas no decorrer de cada ano. Esses trabalhos servirão para sistematizar a organização das ações, permitindo uma análise acurada dos dados, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto. No ano seguinte, sempre quando necessário, serão feitas adequações e melhorias baseadas no "Relatório de Gestão" do “Projeto Cinema na Casa”.
 

CRONOGRAMA

J

F

M

A

M

J

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • c-facebook

© 2019 por Instituto Casa do Caminho Irmãos Samaritanos